Voo cancelado: Quais os direitos dos usuários?

Lembra que no post passado falamos que com a alta temporada chegando, o número de voos atrasados tende a aumentar? Pois é, e o número de voos cancelados também promete aparecer no nosso caminho (para nosso desespero). Apesar da temporada de dor de cabeça estar no início, ela ainda anda um pouco tranquila por aqui.

Por exemplo, de acordo com a reportagem do Terra, no domingo passado, dia 26, até às 17h, dos 130 voos internacionais que estavam agendados para deixar o Brasil, cinco (3,8%) foram cancelados, e 15 atrasaram (11,5%).

Sem causar espanto (infelizmente), o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, apresentou o maior número de voos cancelados: três. O Rio de Janeiro veio logo atrás, com dois voos cancelados.

Se aturar um atraso já é chaaaaato demais, encarar um cancelamento é pior ainda! Vamos combinar, ninguém merece! Mas, você sabe quais são seus direitos quando uma situação dessas acontece?

#Meu voo foi cancelado. E agora?

Se seu voo foi cancelado (para seu desespero e raiva), a empresa aérea deve oferecer:

– Reacomodação: Ela tem que providenciar seu embarque no próximo voo da mesma empresa ou em outra que tenha disponibilidade de lugares; Ou, caso você prefira, a empresa tem que remarcar seu bilhete para uma outra data que seja mais conveniente para você.

– Reembolso: Caso você escolha essa opção, a empresa tem que devolver o valor total do bilhete.

#Meu voo foi cancelado e estou em conexão/escala. Help!

Se você teve a infelicidade de ter um voo cancelado bem quando esperava uma conexão ou fazia uma escala, a empresa aérea, além de ter as opções já mencionadas, também tem que te oferecer:

– Reembolso integral e ainda providenciar seu retorno ao aeroporto de origem (e sem combrar nada por isso!);

– Se você escolher permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção da viagem, ela tem que te reembolsar o valor do trecho não realizado (observada regra tarifária disposta no contrato de transporte);

– Proporcionar a conclusão da viagem por meio de outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc).

Torcemos para que você não precise enfrentar essa dor de cabeça. Mas em todo caso, não custa dar uma olhadinha no site da ANAC para saber mais sobre seus direitos na hora de viajar de avião.

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